segunda-feira, 16 de março de 2015

Hoje faz 20 anos do título mais emocionante da história do Barra Mansa

Estreia do Barra Mansa no Estadual 1995, contra a Portuguesa
O dia 16 de março de 1995 ficará marcado eternamente na trajetória centenária do Barra Mansa Futebol Clube, quando conquistou o seu título mais heroico, o de campeão do grupo B do Módulo Intermediário do Campeonato Carioca, correspondente à Série B.

A competição, em pontos corridos, foi equilibrada do início ao fim, ao ponto de quatro equipes chegarem na última rodada com chances de ser campeão. Além disso, essas mesmas equipes se cruzariam nos seguintes confrontos: Nova Iguaçu x Barra Mansa e Bayer x Bonsucesso.

Antes da rodada decisiva, o Leão do Sul era apenas o terceiro colocado e precisava vencer o seu jogo fora de casa e ainda torcer para um tropeço do Bonsucesso contra o time de Belford Roxo.

E para a alegria dos cerca de 100 torcedores barramansenses que compareceram ao estádio Louzadão, em Mesquita, o Barra Mansa venceu o Nova Iguaçu, com gol de Luis Fernando aos 44 minutos do primeiro tempo. Um jogo emocionante e, ainda, acrescido ao calor da baixada fluminense e dos 5 mil torcedores presentes apoiando o time local.

No outro jogo, vitória do Bayer, que conquistou o vice-campeonato e, com isso, deveria ter subido para a divisão de elite do carioca do ano seguinte, juntamente com o Barra Mansa (campeão), mas, devido a arbitrariedades da Federação, o acesso dos dois clubes não foi permitido.

Sobre essa temporada vitoriosa do Leão, Anderson (o Vassouras) - capitão do time de 1995 -, comenta: “tenho muitas saudades da época, dos amigos, dos torcedores, aprendi muito com as dificuldades do meu tempo de atleta profissional”. Revelado pelo Voltaço nos anos 80, o jogador atuou por quatro anos no Barra Mansa (1993-1996).

Campanha do título (14 jogos, 8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas)

Na foto acima, da esquerda para a direita e de cima pra baixo:, todos os heróis do título:
1ª fila – Adriano, Anderson (Vassouras), Dão, Naldo, Fabiano; 2ª fila – Brito, Dalessandro, André Mineiro, Ernani, Nil; 3ª fila – Vicente (massagista), jogador dos juniores, Telmo e Geraldo Sá (dirigente); 4ª fila - Waltair dos Santos (Cafu – prep. físico), Geraldo Bruno (dirigente), Wilson Leite (técnico), Juarez, João Lino, Renato, Ricardo Todinho, Tatu, Itamar (roupeiro), Luis Cláudio (auxiliar técnico) e Celso dos Prazeres (presidente); 5ª fila – Alberto (Broinha-volante), Luis Fernando, Luciano Peixe, Rubinho, Juninho e Palhinha. Não consta na foto o goleiro titular Flávio.
Foto cedida pelo jogador Anderson.

Nenhum comentário: