sábado, 2 de maio de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte V (1931 a 1935)

BMFC na década de 30, acompanhado do presidente do clube Esperidião Geraidine (de terno)
1931 – Apesar do ano de pouca atividade no clube, o jornal “A Noite”, de 11 de junho de 1931, noticiou a vitória do Barra Mansa por 5 a 0 sobre o combinado Fragoroso, composto por ex-jogadores do Flamengo. Os gols do time barramansense foram marcados por Zezé (3) e Joãozinho (2).  

1932 – O ano de 1932 deve ter sido de pouquíssima atividade para o Barra Mansa Futebol Clube, já que os jornais cariocas nada noticiaram sobre o clube. Mas, a partir do ano seguinte, o Leão do Sul atingiria um novo patamar em função da oficialização do profissionalização do futebol em vários estados no Brasil.

1933 – Empolgado com a profissionalização de vários campeonatos pelo Brasil, o recém eleito presidente do Barra Mansa - Esperidião Geraidine - permitiu que o clube acompanhasse esse importante avanço do futebol nacional. O Barra Mansa esteve presente na sessão de fundação da Liga Esportiva Sul-Fluminense (Lesf), em 6 de agosto de 1933, e participou do campeonato da liga recém-criada, juntamente com Central e Royal (de Barra do Piraí), Chalet (de Valença) e Frigorífico (de Mendes). Na competição, o Barra Mansa superou seus rivais e se sagrou campeão da primeira edição do campeonato da Lesf. Um resultado marcante na campanha do título foi a vitória de 5 a 1, em 5 de dezembro de 1933, sobre o Frigorífico.

1934 – O Barra Mansa disputou novamente o torneio organizado pela Liga Esportiva Sul-Fluminense e na estreia foi à cidade de Resende no dia 10 de julho para enfrentar o time local. Conforme matéria publicada no jornal “A Noite”, de 11 de julho de 1934, a partida não chegou a terminar, uma vez que aos 15 minutos do segundo tempo, quando o Leão do Sul já vencia por 2 a 0, após a não marcação de um pênalti favorável ao Resende, a torcida da casa se revoltou e invadiu o gramado, obrigando o juiz a suspender a partida. O que se sabe sobre o prosseguimento do Barra Mansa na competição é que, no dia 6 de agosto, a equipe recebeu o Central e venceu pelo placar de 3 a 0. Tal resultado foi surpreendente, uma vez que o clube de Barra do Piraí se tornaria o campeão da região e, ainda, o campeão fluminense de 1934. O jornal “Correio da Manhã”, de 19 de dezembro de 1934, deu destaque à goleada de 6 a 2 que o Barra Mansa empreendeu sobre o Central (dois de Anatole, dois de Araújo, um de Careca e um de Baiãozinho). Sobre o jogo, o jornal escreveu “Logo nos primeiros momentos do jogo notou-se ligeiro predomínio do BM sobre o seu adversário, é que a defesa do Central estava indecisa e insegura e a linha pouco atacava, dessa indecisão aproveitou o BM para fazer quatro gols contra 2 do Central (...). Iniciado o segundo tempo, a linha do Central procura tirar a diferença, atacando muito, mais sempre impedida pela defesa dos locais, que estão, atentos e seguros, o mesmo não acontecendo com a defesa do Central, que continua insegura, deixando que os atacantes do BM conquistem mais dois gols. Terminando o jogo o placar acusava 6x2 a favor do BM, sendo justíssimo o placar”.

1935 – Mais uma vez o Barra Mansa participou do campeonato da Liga Esportiva Sul-Fluminense e, no “Jornal do Brasil”, de 31 de junho de 1935, o Leão do Sul ganhou destaque em suas páginas ao obter uma excelente goleada de 6 a 0 sobre a equipe do Sublime. Outros resultados de destaque na campanha foram: 6x1 no Central, em 25/8/1935; e 4x2 sobre o Moinho Santista, de Barra Mansa, em 8/9/1935.

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte VI (1936 a 1940)

Nenhum comentário: