domingo, 17 de maio de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte VII (1941 a 1945)

Campo do Minas – Barra Mansa FC campeão citadino de 1941. De pé, a diretoria: Manoel Benedito Teixeira, Humberto Chiesse, Antônio Pinto Neves, Dr. Omar Reis, Sebastião Muniz, o técnico Sebastião Alves e Arthur Chiesse. Ajoelhados: Waldyr, Bugiu, Lulu, Miguel, Anatole, Átila, Edgard, Ramiro, China, Dulphe, Geraldo Moura e Hamiltinho. No plano inferior, o goleiro Augustinho.
1941/1942 – A Liga Barramansense de Desportos (LBD) é fundada em 1º de maio e promove a primeira edição da Liga da cidade, com o Barra Mansa se tornando campeão invicto após duas vitórias sobre o Minas na decisão da competição, sendo a última por 9 a 0 em 17 de novembro de 1941. Na primeira fase do Campeonato Fluminense, o clube elimina o Resende e, em seguida, chega às quartas-de-final para enfrentar a equipe do Royal (de Barra do Piraí). O jogo de ida foi realizado fora de casa e o resultado foi de 4 a 2 para o adversário. A partida de volta terminou empatada em 3 a 3, com o Leão do Sul sendo eliminado da competição estadual.

1942/1943 – O Barra Mansa conquista o bicampeonato da liga municipal e, novamente, disputa o Campeonato Fluminense. No torneio estadual, o Leão do Sul elimina o Resende na primeira fase, derrota o Ferroviário na segunda fase e chega às quarta-de-final a fim de enfrentar o time do Royal. O primeiro confronto foi em Barra do Piraí e o time adversário venceu pelo placar de 4 a 2. No jogo de volta, a vitória de 3 a 2 do Barra Mansa não foi o suficiente para conquistar a classificação para a fase seguinte.

1943/1944 – O Leão do Sul vence mais um campeonato da Liga da cidade, tornando-se tricampeão invicto. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 1944, disputa os jogos válidos para o Campeonato Fluminense de 1943. Na fase inicial, o Barra Mansa elimina o time de Barroso, com direito a uma goleada de 5 a 0 em casa e, em seguida, na fase de oitavas-de-final, é derrotado pela equipe de Icaraí, de Niterói, com um gol na prorrogação, após um empate em 3 a 3 no tempo normal. Tal resultado foi ainda mais valorizado pelo fato de, ao final do campeonato, o time niteroiense ter se tornado o campeão.

1944 – O Barra Mansa se sagra tetracampeão invicto da Liga de Barra Mansa, após uma vitória por 2 a 1 na decisão contra o Minas, em 3 de outubro de 1944. O time do Barra Mansa contava com vários jogadores de destaque, no entanto, Orlando Rosa Pinto era o craque de renome nacional, já que vinha transferido do Vasco da Gama, por onde fez história e conquistou títulos estaduais e obteve passagens pela Seleção Brasileira. No Campeonato Fluminense, o Barra Mansa é eliminado pelo Resende na segunda fase da competição.

1945 – Numa matéria publicada no jornal carioca “O Globo Sportivo”, de 26 de outubro de 1945, o Barra Mansa ganhou destaque pelos seus cinco títulos municipais conquistados nos anos anteriores. O texto ainda mencionou a decisão da direção do clube em se ausentar do campeonato local de 1945, preferindo realizar excursões para amistosos regionais.

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte VI (1936 a 1940)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte VIII (1946 a 1950)

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezados amigos do Barra Mansa
Sou colecionador de chaveiros de clube de futebol tendo de diversos clubes. Infelizmente ainda não tenho o do glorioso Barra Mansa. Não encontro pela minha região chaveiro do clube para aquisição. Gostaria de saber onde posso encontrar para aumentar minha coleção.
meu e-mail é hdetoni@ig.com.br
Abraços
Henrique