sexta-feira, 5 de junho de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte IX (1951 a 1954)

BMFC campeão de 1953
1951 – Esse ano foi de muita comemoração para os admiradores do Barra Mansa. O clube venceu o Chevrolet por 2 a 1 na final do campeonato citadino e se sagrou campeão. Tal feito atingiu as páginas dos jornais cariocas, como a publicada pelo jornal “A Noite”, de 28 de fevereiro de 1952, em que apresentava a foto posada do elenco campeão e mais a seguinte legenda: “O BARRA MANSA F.C. CAMPEÃO DE BARRA MANSA – O campeonato de futebol de Barra Mansa deu ensejo a mais um brilhante feito do Barra Mansa F.C. ao conquistar o título de campeão da própria cidade que lhe dá o nome. Foi muito importante o triunfo do prestigiado clube sendo focalizados os nomes de Carlinhos, Edgard, Rolemar, Arlindo, Ary, Espindola, Noé, Edy, Ive, Pingo e Vadinho que se vêm na gravura como integrantes do quadro campeão”. / A década de 50 foi gloriosa para o Barra Mansa Futebol Clube e, mais ainda, porque aproveitou o embalo do período considerado como a “era profissional” do futebol fluminense. Em 1951, a Federação Fluminense de Desportos (FFD) se profissionalizou e anunciou o I Campeonato Fluminense de Profissionais de 1951. Nesse período, os campeonatos eram sempre retroativos, ou seja, disputados durante um ano, mas válidos para o ano anterior. O clube barramansense entrou na disputa com “status” de fundador, juntamente com outras importantes equipes do estado.

1952 – No I Campeonato Fluminense, o Barra Mansa estreou diante de sua torcida e não decepcionou, pois venceu o respeitado Central por 2 a 0, em partida realizada no dia 27 de abril de 1952, no Estádio Esperidião Geraidine. A sequência da competição não foi de regularidade para o clube, que chegou à última rodada sem nenhuma chance de ser campeão e, por isso, nada adiantou a goleada de 4 a 0 imposta ao time do Esperança. O Barra Mansa fechou sua campanha apenas em 5º lugar, 4 pontos atrás do campeão Adrianino. Ao longo do ano de 1952, muitos outros clubes se juntaram ao profissionalismo e, por isso, a Federação Fluminense decidiu organizar uma competição extra, com os novos clubes inscritos e mais aqueles que estiveram presentes do primeiro campeonato. Assim sendo, a competição se iniciou em outubro e o Barra Mansa demonstrou, dessa vez, brigar pelo título até o final. O clube obteve seu melhor momento na incrível goleada de 9 a 0 em cima do Tupy, de Paracambi, e em outra goleada por 6 a 0 sobre a mesma equipe, com gols de Edy (3), Ivo (2) e Zé Carlos. Mas deixou o título escapar ao perder por 3 a 1 da forte equipe de Adrianino, resultado que impulsionou o time da cidade de Engenheiro Paulo de Frontin à conquista do Campeonato Extra de 1952.

1953/1954 – Para o II Campeonato Fluminense, o Barra Mansa montou um esquadrão imbatível, vencendo praticamente todos os campeonatos que se tem notícia. O time estreou em 19 de abril de 1953 e foi surpreendido pelo Fluminense, de Valença, ao empatar em 3 a 3. Entre os resultados mais importantes, tem-se as vitórias sobre o Central por 3 a 2, em Barra do Piraí; sobre o Tupi por 6 a 0 (3 gols de Edyr, dois de Ivo e um de Zé Carlos); e sobre o Siderantim por 2 a 0, no clássico municipal, em partida realizada do dia 23 de maio de 1954 e válida pela última rodada do returno, levando o Barra Mansa ao seu primeiro título de campeão estadual do Rio de Janeiro, conquista esta considerada oficial pela atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). / Por pressão dos clubes de Niterói e Campos, os quais optaram por priorizar as competições municipais de suas respectivas cidades, em vez de disputar o campeonato fluminense, a Federação Fluminense organizou um campeonato extra envolvendo os campeões das ligas Municipais de Niterói (Fonseca) e de Campos (Goytacaz), além do campeão do Vale do Paraíba (representado pelo Barra Mansa). O torneio foi realizado por meio de um triangular decisivo em turno único. / No dia 3 de julho de 1954, Barra Mansa e Fonseca se enfrentaram pela primeira rodada e apenas empataram em 1 a 1. Na segunda rodada, em 8 de julho de 1954, o Barra Mansa venceu o Goytacaz por 1 a 0, encerrando sua participação, mas assumindo a liderança provisória do triangular. A rodada decisiva foi entre Goytacaz e Fonseca e a vitória de 2 a 0 do time campista beneficiou o Leão do Sul, garantindo-lhe mais uma conquista estadual – o de campeão invicto do Supercampeonato Fluminense de 1953. / Time-base do campeoníssimo Barra Mansa de 1953: Zeca; Edgard e Moacir; Padeiro, Mizinho e Espíndola; Raimundinho, Edu, Zé Carlos, Russo e Pingo.

1954 – O III Campeonato Fluminense foi mais uma vez marcado por desentendimentos entre as regiões. A competição foi iniciada em julho, contando apenas com clubes do Vale do Paraíba. Ao todo, dezesseis clubes sul-fluminenses se dividiram em três zonas para a disputa da primeira fase. Diante de adversários pouco temidos na fase inicial, o Barra Mansa conseguiu superá-los facilmente e conquistar com louvor o primeiro lugar do grupo, à frente de Resende e Guarany (de Volta Redonda), também classificados para a fase final da competição. A segunda fase não foi fácil para o Leão do Sul que, com uma campanha irregular, acumulou derrotas em casa diante do Central (3 a 2) e Guarany (2 a 1) e nem mesmo as vitórias na reta final contra o Resende em casa (3 a 2) e o Central fora (3 a 1) foram suficientes para salvar a má campanha na temporada. O Barra Mansa foi superado por Coroados (de Valença) e Royal (de Barra do Piraí) que, respectivamente, foram campeões e vice do campeonato fluminense de 1954. / Antes do campeonato fluminense, o Barra Mansa se sagrou campeão do Torneio Início da Zona Sul do Campeonato Fluminense, ao vencer o Associação Atlética Volta Redonda por 1 a 0, com gol de Espíndola.

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte VIII (1946 a 1950)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte X (1955 a 1960)

Nenhum comentário: