sábado, 26 de setembro de 2015

Há 100 anos (em 26/9/1915), clube era fundado como Barra Mansa Foot-Ball Club

Jornal noticiando sobre a fundação do Barra Mansa Foot-Ball Clube em 26 de setembro de 1915
Sobre a história do surgimento do Barra Mansa Futebol Clube, quase não há textos documentando fatos. Para se ter uma ideia, o registro mais antigo que se tem da expressão Barra Mansa Foot-Ball Clube data-se de 10 de outubro de 1915, quando o jornal "Cartão Postal" noticiou a fundação oficial do clube em 26 de setembro de 1915, assumindo como presidente o Dr. Antônio Morávia Júnior.

O texto (foto acima) dizia: "Sob a denominação de Barra Mansa Foot-Ball Clube, acaba de ser organizada, nesta cidade, por um grupo de moços progressistas, uma sociedade para se cultivar o sport da moda. / Em Assembleia Geral dos sócios fundadores, em 26 do mês passado (setembro), foi eleita a sua Diretoria, que se empossou a 3 deste mês (outubro), assim constituída: Presidente - dr. A. Moravia Junior; Vice-Presidente - dr. Francisco Leite; 1º secretário - René Labarthe/ 2º secretário - Alberto Quintas Gonçalves; 1º Tesoureiro - Argemiro Coutinho; 2º Tesoureiro - José Alves de Souza; Cobrador - Gilberto Magalhães; Representante - dr. Carolino Lemgruber; Capitão - Walter Cintra Vidal; Vice-capitão - Olindino Alves da Costa; Fiscal do Campo - Clodoaldo Sobrinho".

Todavia, antes de 1915, muitos futebolistas da cidade de Barra Mansa já haviam tentado, por várias vezes, formalizar a criação de um clube. Em 24 de outubro de 1909, por exemplo, sob à presidência de Carolino Lengruber, tomou posse a diretoria do Foot-Ball Club Barramansense, clube que inaugurou, em 1910, o Campo da Figueira, que se localizava onde hoje fica a fábrica da Bom Gosto. Lembrando que Carolino Lengruber integrou, como Representante, a diretoria do Barra Mansa Foot-Ball Clube na sua fundação, em 26 de setembro de 1915.

Vale ressaltar que, historicamente, sempre se considerou o dia 15 de novembro de 1908 como a data de fundação do Barra Mansa Futebol Clube. No entanto, este blog também faz justiça à história que fundamenta, por meio de registros jornalísticos, o fato de que o centenário de fundação oficial do clube (1915-2015) também seja considerado como uma data comemorativa.
(Por Diogo de Oliveira Paula)

Fonte: Pesquisas de Nikson Salem

# Conheça toda a história do Barra Mansa (1915-2015) dividida em 19 partes Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: