terça-feira, 22 de setembro de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XVIII (2001 a 2010)

Barra Mansa de 2010 que consquitou o acesso à Série B
2001 – Nesse ano, o Barra Mansa retornou às atividades, mesmo que de forma amadora, graças aos esforços do ex-jogador Zico que, na época, era proprietário de um clube de futebol – o CFZ do Rio de Janeiro. O ex-craque rubro-negro promoveu, entre os meses de setembro a dezembro, uma competição (batizada de Copa Integração 2001) entre sua equipe e times representantes de várias cidades da região sul-fluminense. O Barra Mansa, jogando com seu tradicional uniforme azul, estreou no dia 2 de setembro com vitória fora de casa sobre o Angra dos Reis por 3 a 2 (dois gols de Neneca e um de Marcelo Brant). O Leão do Sul prosseguiu com boa campanha, tanto que não perdeu nenhuma partida no I turno, mas o empate em 0 a 0 diante do CFZ beneficiou o time adversário, que conquistou o turno e garantiu vaga antecipada na final. No returno, o Barra Mansa estreou com empate em 1 a 1 sobre o Angra dos Reis e se recuperou com vitórias sobre Piraí e Valença, mas a derrota por 1 a 0 para o Resende tornou difícil a chance de conquistar o II turno. O Leão do Sul terminou a competição conquistando o vice-campeonato, ficando atrás apenas do CFZ.

2002/2007 – A boa campanha do Leão do Sul na Copa Integração no ano anterior deu esperanças para o torcedor pensar no retorno do clube ao profissionalismo, mas problemas financeiros não possibilitaram essa volta tão sonhada. O Barra Mansa Futebol Clube continuou inativo, até mesmo em relação ao seu futebol amador.

2008 – Com a proximidade das comemorações do centenário do futebol da cidade de Barra Mansa, o novo presidente do Barra Mansa Futebol Clube – Celestino Resende – oficializa a volta do clube às competições profissionais. O treinador Ricardo Barreto teve, à sua disposição, algumas contratações de renome, tais como o volante Nelson (ex-Vasco) e o meia Magrão (ex-Fluminense) para a disputa da Série C do Campeonato Carioca 2008. / No dia 9 de agosto, o Barra Mansa estreou no campeonato com vitória de 2 a 1 sobre o Cidadania, do Rio de Janeiro (com gols de Nelson e Rafael Ferreira). A equipe conseguiu classificação fácil na primeira fase, com destaque para a vitória sobre o novo rival da cidade – o Fênix – por 1 a 0 (gol de Wagner). Na fase seguinte, o Leão do Sul não teve bom início e conquistou a primeira vitória apenas na quarta rodada – uma sonora goleada de 5 a 0 sobre o Várzea, de Teresópolis, (um gol de Abílio, um de Rodrigo e 3 de José Carlos ), mas foi eliminado da competição. O Barra Mansa terminou em 11º colocado na classificação geral.

2009 – Novamente o Barra Mansa participou da Série C do Campeonato Carioca 2009 e, no dia 18 de julho, estreou vencendo o Real, de Angra dos Reis, por 3 a 2 (gols de Carlos Henrique, Tiago e um contra). Com dificuldades, o Leão do Sul avançou na competição, após empate em 0 a 0 contra o Três Rios. Na segunda fase, o time também estreou bem, com vitória sobre o Juventus, do Rio de Janeiro, por 1 a 0 (gol de Betinho). Após duas derrotas, o Barra Mansa voltou a vencer e goleou o mesmo Juventus por 6 a 1 (dois gols de Betinho, um de Pedro Vitor e três de Kaike), mas não conseguiu se classificar para a terceira fase e encerrou sua participação em 9º lugar no geral.

2010 – Para a Série C do Campeonato Carioca de 2010, o Barra Mansa se preocupou em trazer reforços bem experientes, tais como Márcio Costa (ex-Flamengo) e Glauber (ex-Botafogo). Em 14 de março, o time estreou com vitória de 5 a 2 sobre o Kaiserburg, de Nova Friburgo (um gol de Betinho 3 de Rafael e um de Junior). Apesar da derrota diante do Mangaratibense na segunda rodada, o Leão do Sul não perdeu mais na fase inicial e se classificou em primeiro lugar no seu grupo, após importante vitória fora de casa sobre o Três Rios por 2 a 0 (gols de Leo Mota e Fernando Camargo). / Na segunda fase, o Barra Mansa teve muitas dificuldades no início, perdendo 2 jogos, empatando outros 2 e conquistando a classificação para a terceira fase nas duas rodadas finais – 3 a 0 no Juventus (gols de Rafael, Rhomulo e Eduardo) e 4 a 0 no Três Rios (um gol de Glauber e 3 de Carlos Eduardo). / Na terceira fase, o time barramansense teve um início arrasador e venceu as quatro primeiras partidas – com destaque para a vitória de 5 a 0 sobre o forte time do São João da Barra (com gols de Rhomulo, Glauber, Fernando, Carlos Eduardo e Jô). Essa sequência de vitórias permitiu ao Barra Mansa conquistar a classificação em primeiro lugar do grupo e com dois jogos de antecedência. / O time chegou às semifinais e teve como adversário o time de Três Rios e, novamente, superou fácil com duas vitórias – 1 a 0 fora (gol de Bruno Barra) e, em 21 de julho, 1 a 0 em casa (gol de Carlos Eduardo), resultados que garantiram o acesso à Série B do Campeonato Carioca no ano seguinte. / Na decisão, o Barra Mansa enfrentou o São João da Barra, perdendo a primeira partida fora, por 1 a 0, e empatando em 0 a 0 o jogo de volta, no Leão do Sul, encerrando sua participação como vice-campeão da Série C do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XVII (1996 a 2000)

Nenhum comentário: