sexta-feira, 8 de julho de 2016

Há 62 anos, o Barra Mansa era Campeão Estadual do Rio de Janeiro de Profissionais

Há exatos 62 anos, no dia 8 de julho de 1954, o Barra Mansa Futebol Clube entrava em campo para uma decisiva partida contra a temível equipe do Goytacaz, de Campos. A vitória por 1 a 0 garantiria o título para o esquadrão barramansense.

A competição reuniu três campeões regionais: o Barra Mansa (campeão da Zona do Vale do Paraíba), o Fonseca (campeão da Liga de Niterói) e o Goytacaz (campeão da Liga de Campos).

Vale ressaltar que essa competição só foi promovida, porque a Federação Fluminense de Desportos (FFD) atendeu ao pedido das equipes do Goytacaz e do Fonseca, as quais, a princípio, recusaram-se em participar das finais do Campeonato Fluminense de 1953 e ficaram contrariadas com a decisão de proclamar o Barra Mansa como único campeão da competição.

A partida do Barra Mansa contra o Goytacaz foi válida pela segunda rodada da competição. Na primeira rodada, o Leão do Sul empatou em 1 a 1 com o Fonseca no dia 3 de julho de 1954. A terceira e última rodada foi realizada em 11 de julho, em Niterói, e o Goytacaz surpreendeu ao vencer o Fonseca por 2 a 0. O resultado beneficiou o Barra Mansa que terminou na liderança do triangular, com 3 pontos conquistados.

Obs.: Vale lembrar que, até 1960, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil e não fazia parte do estado do Rio de Janeiro. Desse modo, na época, as equipes do interior do Rio de Janeiro disputavam o Campeonato Fluminense; e as equipes cariocas disputavam o Campeonato Carioca.

Ficha técnica das duas partidas do Barra Mansa:
Jul 3/1954
Barra Mansa 1x1 Fonseca
Local: Barra Mansa
Barra Mansa - Zeca; Edgard e Moacir; Padeiro, Mizinho e Espíndola; Raimundinho, Edú, Zé Carlos, Russo e Pingo.
Fonseca - Carlinhos; Miltinho e Malhado; Nico, Agnelo e Amazor; Dionísio, Orlando, Barroca, Cacau e Cláudio.

Jul 8/1954
Goytacaz 0x1 Barra Mansa
Local: Barra Mansa
Goytacaz - Neilton; Dílson e Gerson; Tarceli, Geraldo e Rubinho; Dodô, Lucas, Ovilson, Roberto e Joel.
Barra Mansa - Zeca; Edgard e Moacir; Padeiro, Mizinho e Espíndola; Raimundinho, Edú, Zé Carlos, Russo e Pingo.

# Jornal carioca noticiando a conquista do Barra Mansa:

Nenhum comentário: