sexta-feira, 21 de abril de 2017

Campeões de 95 lembram da primeira conquista do Barra Mansa na 2ª Divisão do Carioca

Equipe do Barra Mansa que foi campeã de 1995
O dia 16 de março de 1995 ficará marcado eternamente na trajetória centenária do Barra Mansa Futebol Clube, quando conquistou o seu título mais heroico, o de campeão do Módulo Intermediário do Campeonato Carioca, correspondente à divisão de acesso à elite na época.

A competição, em pontos corridos, foi equilibrada do início ao fim, de modo que quatro equipes chegaram na última rodada com chances de ser campeão. Além disso, essas mesmas equipes se cruzariam nos seguintes confrontos: Nova Iguaçu x Barra Mansa e Bayer x Bonsucesso.

Antes da rodada decisiva, o Leão do Sul era apenas o terceiro colocado e precisava vencer o seu jogo fora de casa e ainda torcer para um tropeço do Bonsucesso contra o time de Belford Roxo.

O meia Alexandre "Palhinha" lembra de um drama pessoal que viveu nesse período: "Depois que perdemos para o Bonsucesso, eles comemoravam como se fossem campeões. Na semana do jogo decisivo, minha mãe sofreu um acidente automobilístico e ficou entre a vida e a morte. Quando fui vê-la, decidi não jogar. Mas ela falou que eu podia jogar. Isso me deu força e joguei como nunca. Dediquei-me tanto que, no final do jogo, não conseguia ficar em pé, com tanta cãibra".

E para a alegria dos cerca de 100 torcedores barramansenses que compareceram ao estádio Louzadão, em Mesquita, o Barra Mansa venceu o Nova Iguaçu, com gol de Luiz Fernando Irala aos 44 minutos do primeiro tempo. Um jogo emocionante e, ainda, acrescido ao calor da baixada fluminense e dos torcedores presentes apoiando o time local.

O autor do gol decisivo - Luiz Fernando Irala - também lembra com carinho dessa partida decisiva: "Foi um dia especial onde a equipe estava concentrada com um único objetivo de levar o Barra Mansa para a Primeira Divisão. Mostramos que não estávamos na equipe simplesmente para mais uma temporada e sim para fazer história. Graças a Deus fui coroado com o gol do título".

No outro jogo, vitória do Bayer, que conquistou o vice-campeonato e, com isso, deveria ter subido para a divisão de elite do carioca no ano seguinte, juntamente com o Barra Mansa (campeão), mas, devido a arbitrariedades da federação, o acesso dos dois clubes foi negado.

Sobre essa temporada vitoriosa do Leão do Sul, o zagueiro Anderson "Vassouras" - capitão do time de 1995 -, lembrou: “Tenho muitas saudades da época, dos amigos, dos torcedores. Aprendi muito com as dificuldades do meu tempo de atleta profissional”.

Clique para ver a campanha do título (14 jogos, 8 vitórias, 3 empates e 3 derrotas)

Na foto acima, da esquerda para a direita e de cima pra baixo:, todos os heróis do título:
1ª fila – Adriano, Anderson "Vassouras", Dão, Naldo, Fabiano; 2ª fila – Brito, D´Alessandro, André Mineiro, Ernani, Nil; 3ª fila – Vicente (massagista), jogador dos juniores, Telmo e Geraldo Sá (dirigente); 4ª fila - Waltair dos Santos (Cafu – prep. físico), Geraldo Bruno (dirigente), Wilson Leite (técnico), Juarez, João Lino, Renato, Ricardo Todynho, Tatu, Itamar (roupeiro), Luis Cláudio (auxiliar técnico) e Celso dos Prazeres (presidente); 5ª fila – Alberto "Broinha", Luiz Fernando, Luciano Peixe, Rubinho, Juninho e Palhinha. Não consta na foto o goleiro titular Flávio.

Nenhum comentário: