quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: rebaixamento no profissional e bons resultados na base

O torcedor do Barra Mansa pode separar o ano de 2017 entre momentos tristes e felizes. Um sofrido rebaixamento para a terceira divisão do Campeonato Carioca da equipe profissional. E os bons resultados das categorias sub 13, sub 14 e sub 17 nas competições estaduais.

Para relembrar o ano do Leão do Sul, o Blog do Barra Mansa Futebol Clube preparou uma retrospectiva de como foram as campanhas de todas as equipes do clube durante o ano.

Categoria sub 13
Comandados pelo técnico Marcelo Lourenço, os garotos do sub 13 do Barra Mansa disputaram o Campeonato Metropolitano (Série Prata) e, semifinalistas do I turno, terminaram em 3º lugar. Para o returno, o técnico Carlinhos assumiu a equipe e, novamente, classificaram-se para os jogos semifinais. No geral, a categoria sub 13 concluiu a competição na 3ª colocação. Além disso, o atleta Paulo Vitor foi o artilheiro do campeonato com 9 gols.

Categoria sub 14
Treinados por Carlinhos, os meninos do sub 14 do Barra Mansa realizaram excelentes campanhas nos dois turnos do Campeonato Metropolitano (Série Prata), atingindo as semifinais em ambos. No I turno, terminou em 3º lugar e, no returno, foi vice-campeão de forma invicta (9 vitórias e 1 empate), perdendo o título para o América no saldo de gols. E, em função desse vice-campeonato, as equipes sub 13 e sub 14 conquistaram o acesso para a disputa da Série Ouro no próximo ano. Não obstante, o atacante Pedro Lucas foi artilheiro da competição com 18 gols.

Categoria sub 15
A equipe infantil (até 15 anos) do Barra Mansa obteve resultados razoáveis no Campeonato Carioca (Série BC) deste ano. Nos dois turnos, esteve próximo de conquistar a classificação para as semifinais, mas terminou a competição apenas em 10º lugar no geral.

Categoria sub 17
O time juvenil começou o ano muito bem no Campeonato Carioca (Série BC), conquistando a classificação para a semifinal do I turno e sendo eliminado nos pênaltis pelo Audax Rio. No returno, a equipe buscou a classificação até a última rodada, mas não avançou. Na classificação geral, o Barra Mansa terminou em 5º lugar, com a melhor defesa da competição (12 gols sofridos em 16 jogos) e, ainda, com o lateral Thiago como artilheiro do campeonato com 10 gols.

Categoria sub 20
A equipe juniores do Barra Mansa começou o Campeonato Carioca (Série B1) de forma avassaladora, conquistando três vitórias nas três primeiras rodadas do I turno. No entanto, devido a motivos externos, o time desandou e perdeu todos os demais jogos do turno, inclusive duas derrotas por WO em função de não pagamento de taxas da federação. No II turno, a equipe sub 20 foi reformulada com a chegada do técnico Thiago Campbell, mas não obteve boa campanha.

Equipe principal
Em meio a muitas expectativas com a chegada do técnico Gilberto Pereira, a equipe principal do Leão do Sul sofreu com muitos problemas extra-campos desde o início da competição. Entre as situações que atrapalharam o time estão: a não liberação do estádio Leão do Sul para atuar com o apoio da torcida; elenco com poucos atletas regularmente inscritos; dificuldade em manter as taxas da federação em dia; atletas questionando condições de treinamento, transporte e alimentação; a vergonhosa derrota por WO para o Carapebus por falta de ambulância no estádio. Todo esse contexto contribuiu para que a equipe chegasse nas últimas três rodadas com condições mínimas de evitar o rebaixamento. Com o descenso confirmado, o Barra Mansa terá que disputar a Terceira Divisão (Série B2) do Campeonato Carioca em 2018.

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: